O verão chegou! Que cuidados temos de tomar.
A exposição excessiva aos raios solares pode trazer malefícios à saúde, como envelhecimento precoce e até câncer de pele. E só com uma proteção adequada se consegue um bronzeado saudável e duradouro. Durante o verão, os efeitos nocivos do sol afetam principalmente a pele da face, pescoço, colo e braços, que são as partes mais expostas do corpo.
Os raios ultravioletas (UV) também são prejudiciais. Existem dois tipos principais para a pele: o UVA, que penetra mais profundamente e é o maior responsável pelo envelhecimento, e o UVB, que penetra menos, e é responsável pelas manchas e pelo câncer de pele. Para se proteger destes raios, que trazem malefícios pra pele, deve-se tomar os seguintes cuidados:
- Aplicar filtro solar com fator de proteção solar (FPS) acima de 15 e espalhar em camadas fartas pelas áreas mais afetadas, reaplicando a cada três horas.
- Usar barreiras físicas como, chapéu, bonés e camisas de tecido escuro, para evitar a radiação solar.
- Ficar em ambientes frescos e com roupas leves.
- Evitar o excesso de exposição ao sol das 10:00h às 16:00h.
Existem filtros modernos com grande aderência na pele e que saem pouco dentro da água. Por isso, crianças devem sempre usá-los, principalmente quando na praia ou piscina. As pessoas que tem a pele muito oleosa ou com espinhas, devem usar filtros ou hidratantes leves em gel ou sem óleo, para evitar o agravamento da acne. Já os pacientes que possuem manchas escuras (melasma ou cloasma) devem ter cuidado redobrado com o sol e usarem filtros com FPS de 45 a 60.
Segundo o dermatologista do HGB, Dr. Benjamin Baptista de Almeida, “a exposição ao sol fora do horário crítico, o uso de roupas claras e ventiladas, o uso de filtro solar de boa qualidade, além de boas alimentação e hidratação, constituem fatores básicos e indispensáveis para manter a saúde da pele durante o verão”.
A umidade também é um fator prejudicial.
As doenças de pele também são muito freqüentes no verão. O excesso de umidade nos espaços entre os dedos dos pés ou nas axilas pode causar coceiras e rachaduras (as chamadas frieiras). Outra doença comum nessa época do ano é a micose, causada por fungos que habitam a água das piscinas e a areia das praias.
Para prevenir o contágio, é preciso tomar alguns cuidados:
- Procure sempre andar de chinelo e se deitar sobre cangas ou toalhas quando estiver na praia.
- Não deixe de secar muito bem todo corpo, principalmente as juntas e entre os dedos dos pés.
- Depois da praia, tome um banho frio ou morno com sabonete neutro.
- Não se esqueça do creme hidratante para refrescar a pele e evitar que ela descasque.
Gostou desta notícia?
Confira outras novidades, dicas e notícias que a Clinic Medicina Diagnostica separarou para você em nosso blog clicando aqui!. Não se esqueça de usar os links abaixo para compartilhar com seus amigos nas redes sociais.